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Itens necessários:
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Algum dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheque ou cartão); Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem; Ferramentas (normalmente o kit que vem na moto é suficiente para pequenos reparos); Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido tipo.
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Itens aconselháveis:
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Roupa impermeável para chuva (uma calça já ajuda bastante); Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes (Internet); Lista com alguns telefones úteis; Bandana para colocar por baixo do capacete (evita que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável e alivia o atrito com a cabeça); Óculos escuros; Kit de primeiros socorros (o Kit que deveria ser obrigatório é suficiente para pequenas emergências); Lanterna. (caso vá pegar estrada a noite ); Tirantes ou cordas para fixação da motocicletas, em caso de reboque.
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Roupas e acessórios pessoais:
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Casaco de couro, se possível com protetores em Kevlar; Luvas de couro; Botas; Calça de couro ou jeans; Capacete (integral para viagens); Lenço para o pescoço.
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Comunicação:
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Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o hotel que você está indo, o mecânico etc. Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão.
Semelhante ao mergulho, deve-se evitar a viagem solo, ou seja, uma só moto. O mínimo recomendado são dois motociclistas. No caso de pane, é importante haver alguém para buscar socorro enquanto a moto não fica sozinha. Mas se for inevitável, seguem alguns conselhos que podem ajudar na sua viagem.
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Check-up:
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Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.
Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:
Condições e calibragem dos pneus; Nível do óleo, verificando se a distância não excederá a hora da próxima troca; Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável); Condições dos freios; Fixação dos retrovisores (indispensável o uso); Regulagem do motor.
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Programação:
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Com o auxílio de mapa, programar as paradas de acordo com a autonomia da moto e seus limites físicos pessoais. Para motociclistas com menos experiência, aconselha-se uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas e motociclistas em boas condições físicas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acreditem, as paradas iniciais farão muita falta no final.
Para programar as paradas pode-se contar com a ajuda de mapas rodoviários que mostram postos de abastecimento e paradas.
Na Internet pode-se obter mapas no site www.estradas.com.br (e outros mais). ou então por meio de guias especializados adquiridos nas bancas de jornais e revistas.
Quando em grupo, deve-se lembrar que as máquinas e as pessoas têm limites e necessidades distintas. Cabe aos “mais fortes” auxiliarem os “mais fracos”, e não o contrário. É uma questão de conversar antes da viagem. .
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Advertência:
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Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.
Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.
Se a garupa for mulher, é mais seguro ela ir procurar socorro de preferencia em um carro de família e você ficar com a moto. .
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REGRAS GERAIS E BÁSICAS PARA PILOTAGEM COM SEGURANÇA:
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No Trânsito:
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Trafegue sempre com o farol acesso a qualquer hora do dia ou da noite; Conduza apenas um(a) passageiro(a). Evite fazer “zig-zag”, principalmente em trânsito intenso; Trafegue sempre pela direita; Coloque-se na área de visibilidade do motorista à sua frente; Sinalize corretamente para mudar de direção ou parar; Obedeça a sinalização; Use sempre o capacete afivelado corretamente.
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Equipamento:
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Utilize sempre CAPACETE; Use jaqueta de cores claras e vivas; Use botas e calçados fechados; Pilote sempre com luvas; Utilize óculos, caso seu capacete não possua viseira; Use sempre adesivo refletivo no capacete; O(a) garupa deve estar instruído(a) sobre a importância dos equipamentos.
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Manutenção:
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Diariamente, faça uma inspeção na sua moto; Verifique se há folga na embreagem e no freio; Confira se o combustível é suficiente; Verifique se o ângulo dos retrovisores está de acordo com sua visão; Confira se as setas estão funcionando; Verifique como estão os pneus.
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Capacete:
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Limpe as partes interna e externa de seu capacete, bem como a viseira apenas com água e sabão neutro; Deixe secar em temperatura ambiente. Não utilize produtos químicos; Nunca exponha seu capacete a fontes de calor intenso acima de 60º C; Após forte impacto ou três anos a partir da data de fabricação, seu capacete deve ser substituído para sua segurança; Certifique-se de que, ao movimentar sua cabeça, o capacete não saia ou gire, mesmo que a cinta jugular esteja aberta; A viseira não pode se elevar acima da linha do horizonte e deve estar firmemente fixada. Deve ser mantida limpa e sem riscos; Em casos de capacetes abertos (tipo cross), use óculos de proteção adequados; Use sempre o capacete afivelado; A cinta jugular deve passar sob seu queixo, o mais próximo possível da garganta e deve estar bem esticada e travada.
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FONTE: http://www.motos.pro.br/index.php?pg=ler_materia&ler_materia=15
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