Regras para andar de moto em grupo
A importância da experiência de
condução
Andar de moto em grupo é uma prova com muitos desafios, o que acrescenta
um grau de dificuldade adicional a um processo de aprendizagem que, por si só,
já é bastante exigente. Por outro lado, é de realçar que é obrigatório que um
rider tenha muitas horas e quilómetros (mais de 1600 km) na condução de duas
rodas e todas as peças essenciais
para andar de moto com segurança, pois só assim terá a experiência
necessária para ultrapassar todos os obstáculos que possa encontrar no asfalto.
Respeitar os líderes
Um passeio verdadeiramente organizado exige uma enorme disciplina.
Normalmente, os dois motociclistas mais experientes assumem o papel de líderes
e asseguram a condução e a união do pelotão (um à frente e outro atrás). Das
suas principais competências, destacam-se as demais:
·
Antes de iniciarem a jornada, verificam se todos os motociclistas
encheram os depósitos das suas motos.
·
Certificam-se que cada motociclista efetua um pequeno teste de condução
para ver se não existe alguma avaria ou problema mecânico. É fundamental
verificar em que estado se encontram os pneus da moto, pois vão ser
realizados muitos quilómetros.
·
Estabelecem o ritmo a que o pelotão deve circular (o motociclista que
fica na dianteira).
·
Controlam os riders que, por algum motivo, saem do grupo (o motociclista
que fica na retaguarda).
·
Determinam as regras que todos os riders devem seguir.
Quais as regras principais para andar
de moto em grupo
Os líderes estabelecem determinadas regras que todos os motociclistas
devem seguir e compreender para que a viagem em grupo decorra sem qualquer tipo
de sobressalto. Das regras principais, evidenciam-se as seguintes:
·
Descodificar e respeitar alguns sinais de mão padrão para minimizar a
confusão e manter a ordem na estrada.
·
Trocar números de telefone com os líderes de forma a manter contacto em
situações de emergência.
·
Usar um intercomunicador para manter a comunicação entre os líderes ou
entre outros membros do grupo, de modo a conseguirem manter a formação
estabelecida.
·
Estudar com antecedência qual o caminho a realizar. Os líderes deverão
disponibilizar aos restantes elementos do grupo o percurso a ser realizado e as
respetivas coordenadas GPS. Assim, as direções poderão ser impressas e
colocadas num porta-mapas no tanque de combustível da moto ou num outro local à
escolha do motociclista.
·
Seguir a formação escolhida pelo líder dianteiro. Uma formação padrão
deve oferecer espaço suficiente para que os motociclistas circulem com toda a
segurança na estrada. Eles devem estar separados à distância de um ou dois
segundos para que a viagem decorra sem perturbações. Quando se anda de
moto no inverno, a distância entre os riders deve ser ligeiramente maior. Por outro
lado, a circulação em estradas estreitas ou curvilíneas deve ser feita em fila
indiana, com um maior espaçamento entre as motos.
·
Manter o grupo pequeno. Tenha em atenção que os grandes grupos de
motociclistas (mais de oito) constituem uma visão extraordinária, mas são os
mais difíceis de controlar. Todos os passos devem ser pensados ao pormenor e
sempre em função do grupo, principalmente na ultrapassagem de outros veículos e
nas mudanças de direção. Os grandes grupos de motociclistas não têm prioridade
sobre os demais e, como tal, devem respeitar sempre o código da estrada.
·
Todo o grupo deve estar bastante próximo, mas não demasiado perto. Os
motociclistas devem desviar-se à vez e não como um todo para que o trânsito
decorra com a máxima fluidez.
·
Conduzir com moderação, respeito e bom senso. Ao fazê-lo, conseguirá
criar um bom ritmo, espírito de equipa e terá a confiança de todos os elementos
do grupo e dos automobilistas.
Andar de moto em grupo pode ser uma experiência bastante positiva, desde
que os motociclistas que compõem o grupo sigam à risca o traçado estabelecido,
as indicações dos seus líderes e tenham o espírito de ajuda que um motard deve
ter. Ao fazerem-no, poderão ter vários momentos inesquecíveis de diversão e de
camaradagem que vão enriquecer a sua vida de motociclista.
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